Home »
18 JUL 2016
EFEMÉRIDES - 18 de julho (Dia Internacional de Nelson Mandela)
Por Jornal Abarca
Nelson Mandela
Nelson Mandela

64 – Grande incêndio de Roma devasta a maior parte da cidade eterna

1374 - Morre o poeta e humanista italiano Francisco Petrarca, autor de "Triunfos", "Do Lazer Religioso" e "Da Vida Solitária".

1536 - Henrique VIII anula a autoridade do Papa no domínio britânico e assume a liderança da Igreja de Inglaterra.

1610 - Morre Michelangelo Merisi – Caravaggio. Foi um dos mais notados pintores italianos de Roma, Nápoles, Malta e Sicília entre 1593 e 1610. Caravaggio era o nome da aldeia natal da sua família e foi escolhido como seu nome artístico.

1635 - Morre, aos 67 anos, Robert Hooke, físico, biólogo, geólogo e aruitecto inglês.

1697 - Morre, aos 89 anos, o padre António Vieira, missionário jesuíta português, diplomata, visionário, autor de "A Chave dos Profetas", célebre pelos sermões antidogmáticos.

1870 - O Concílio Vaticano I define o dogma da infalibilidade papal.1872 -- Introdução do voto secreto nas eleições britânicas.

1886 - Morre tuberculoso aos 31 anos, o poeta Cesário Verde.

1900 - Nasce a escritora e filósofa francesa de origem russa Nathalie Sarraute, pseudónimo de Nathalie Tcherniak, autora de "A Era da Suspeita".

1918 - Nasce Nelson Mandela, descendente do chefe da tribo Thembu da África do Sul, advogado, dirigente do Congresso Nacional Africano, eleito presidente do país em 1994.

1925 -- Publicação de "Mein Kampf", de Adolfo Hitler.

1936 - Guerra Civil em Espanha. O general Francisco Franco comanda a sublevação em Ceuta, um dia depois da insurreição de Melilla, contra o governo republicano. Juntam-se as forças das Ilhas Canárias.

1951 - Morre o Presidente da República Óscar Fragoso Carmoba, aos 81 anos. Em novembro de 1926 foi nomeado Presidente da República interino e eleito dois anos depois ainda durante a Ditadura Militar, cargo que exerceu até à sua morte.

1961 - Guerra Colonial. Começa a operação de cerco a Nambuangongo, Angola, ocupada pelas forças da UPA, desde fevereiro; Cimeira Europeia de Bad-Godesberg, Alemanha, na qual os seis países da CEE se declaram favoráveis a uma futura "união dos Estados membros".

1966 - A África do Sul insiste na soberania da Namíbia, no Sudoeste Africano, contrariando as decisões do Tribunal Internacional.

1973 - Começa o II Congresso do PAIGC, na Guiné-Bissau. Aristides Pereira é eleito secretário-geral e a Assembleia Nacional Popular é convocada para proclamar a independência; Caso Watergate. O Presidente dos EUA Richard Nixon põe fim ao sistema interno de gravações da Casa Branca, depois conhecida a sua existência, pelo Senado.

1974 - Toma posse o II Governo Provisório, liderado pelo general Vasco Gonçalves.

1984 - Os governos britânico e argentino começam as negociações, dois anos após o cessar-fogo do conflito Falkland-Malvinas.

1988 - Morre o compositor português Joly Braga Santos, 64 anos, autor de "Mérope" e "Trilogia das Barcas".

1991 - Realiza-se, em Guadalajara, México, a I Cimeira Ibero-americana dos 19 países latino-americanos.

1992 - José Eduardo dos Santos marca as primeiras eleições de Angola para 29 e 30 de setembro.

2000 - Cimeira da CPLP, em Maputo, reclama o perdão da dívida aos países africanos

2003 - A cantora cabo-verdiana Cesária Évora é nomeada embaixadora do Programa Alimentar Mundial na Luta Contra a Fome; Aparece morto o perito inglês David Kelly, funcionário do Governo britânico, que terá confirmado à BBC ter sido exagerada a ameaça iraquiana no relatório de Tony Blair, sobre a alegada existência armas de destruição maciça, no Iraque.

2004 - Morre José Viana Baptista, 73 anos, gestor, ex-ministro das Obras Públicas, antigo presidente do Instituto de Investimento Estrangeiro.

2006 - É assinado o acordo de cessar-fogo entre as Forças Armadas Angolanas e o Fórum de Cabinda para o Diálogo.

2007 - É aprovado na especialidade o novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior; Um tribunal especial indiano condena à morte três pessoas pela participação nos atentados de 1993 em Bombaim (oeste), que causaram 257 mortos; A maior central nuclear do Japão, em Kashiwazaki, é encerrada dois dias depois do violento sismo que abalou a região, originando um incêndio e  fugas radioativas.

2008 - O novo Regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas é aprovado pela maioria socialista com as abstenções do PSD e do CDS-PP e os votos contra do PCP, Bloco de Esquerda e Verdes; Valentim Loureiro e mais 13 dos 24 arguidos são condenados no Tribunal de Gondomar no âmbito do processo "Apito Dourado", relacionado com alegada corrupção e tráfico de influências no futebol profissional e na arbitragem.

2011 - Sean Hoare, antigo jornalista do extinto jornalista do News of the World, é encontrado morto na sua casa. Hoare foi o primeiro a confirmar publicamente a prática de escutas ilegais no jornal, tendo sido despedido em 2005.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design