Uma delegação do Conselho Consultivo para a Reforma da Administração Pública de Macau esteve em Abrantes, no dia 8, para conhecer a realidade autárquica em matéria de utilização de procedimentos eletrónicos.
A delegação, composta por elementos de diferentes áreas e serviços do Governo de Macau e também de Associações Não Governamentais, ficou a conhecer a missão e estrutura orgânica da Câmara Municipal, os princípios orientadores da transformação digital na câmara como a intranet, a plataforma 360 ou o orçamento participativo.
Foi também apresentado o caso da desmaterialização dos procedimentos administrativos de aplicação em obras e licenciamento, o âmbito da plataforma “Abrantes Cidade Inteligente”, bem como as aplicações “Sou Cidadão” e a App Descubra.
A região administrativa de Macau pretende impulsionar a introdução das tecnologias na Administração Pública, pelo que esta visita de trabalho a Portugal visa conhecer a realidade da administração central e local tendo, neste caso, sido identificado Abrantes como um exemplo de boas práticas.
Na sessão de boas-vindas, a Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, enfatizou a importância das ferramentas tecnológicas ao serviço dos cidadãos, para que se sintam “mais dentro do processo” e com respostas positivas para os “desafios” colocados pela atividade da autárquica. Para encontrar respostas vocacionadas para os cidadãos do mundo moderno, “cada vez mais informados e “mais exigentes”, a autarca sublinhou que as autarquias devem estar preparadas para esse desafio, trabalhando respostas para que o cidadão “se sinta dono do problema, mas também mais dono da solução”, salientou.