Mação comemora o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer, através da realização de rastreios cognitivos, aos munícipes do concelho.
Como forma de prevenção e detecção precoce, no dia 21 de setembro, na Antiga Escola Secundária de Mação, no Gabinete de Apoio à Pessoa Idosa, irá ser realizada uma breve avaliação cognitiva, a munícipes com mais de 55 anos, que verifiquem ter alterações de memória que afectem o seu dia a dia.
Caso se verifique um número de inscritos superior ao possível para o dia 21 a acção será estendida ao dia seguinte, 22 de setembro.
Estudos indicam que no mundo 27 dos 36 milhões (75%) de doentes de Alzheimer e outras demências vivem com a doença sem terem sido diagnosticados. Também em Portugal, se estima que 6 em cada 10 pessoas têm demências e não estão diagnosticadas.
Muitos outros são diagnosticados já muito tarde, numa fase avançada da doença. Existe uma crença errónea de que a demência é uma parte normal do envelhecimento, o que leva ao não diagnóstico.
O Alzheimer, é o tipo de demência mais comum, e para a qual não há cura. Esta é uma doença degenerativa e, como tal, agrava-se progressiva e rapidamente até à morte.
Por estes motivos, torna-se importante o diagnóstico precoce, para que a pessoas possam viver o melhor possível, com qualidade de vida e mais autonomamente.
Posteriormente serão efectuadas outras acções nas várias freguesias para quem não tem possibilidade de se deslocar a Mação, que serão divulgadas atempadamente.