Home »
10 OCT 2016
160 anos de Caminhos de Ferro em Portugal
Museu Nacional Ferroviário com entradas gratuitas dias 28 a 30
Por Jornal Abarca

No âmbito da celebração dos 160 anos de Caminhos de Ferro em Portugal (1856-2016), efeméride que se assinala a 28 de outubro, o Museu Nacional Ferroviário (MNF), no Entroncamento, tem preparado um programa especial para o fim de semana.

Em pareceria com a CP-Comboios de Portugal, Infraestruturas de Portugal, câmaras municipais de Alenquer e do Entroncamento, Grupo de Modelismo de Alverca e a artista plástica Joana Arêz, entre outros, o Museu concebeu um programa que pretende celebrar a importância dos Caminhos de Ferro na atualidade, assumindo-se como ponto de partida a promoção do Património Ferroviário Português e do Museu Nacional Ferroviário enquanto testemunhos do impacto do sector no desenvolvimento económico, social e cultural das regiões.

O Programa da Comemoração que se estende até 30 de outubro compreende as seguintes iniciativas: 

No dia 28, o Programa iniciar-se-á com uma viagem a bordo do Comboio Presidencial Português, pelas 9h30, com partida da Estação Ferroviária de Lisboa – Santa Apolónia, paragem na Estação de Carregado e com destino ao Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento. A  viagem recria o primeiro itinerário feito de comboio em Portugal, entre Lisboa e Carregado, que teve lugar a 28 de outubro de 1856. Antes da partida do Comboio Presidencial naverá uma sessão de sapateado com o Michel, Tap Dance Center Lisboa. 

Às 15h00 será a inauguração de um evento de modelismo ferroviário – O Locomodels. Compreende a exposição de miniaturas em partilha do espaço com comboios reais, comercialização de artigos, demonstrações e oficinas dedicadas a especialistas e a todos os visitantes. Estarão presentes modelistas particulares vindos de Portugal e de Espanha, bem como  Marcas e Lojas especializadas. Estão confirmados 40 participantes com várias maquetas autónomas, uma maqueta modelar com 40 metros e vários stands profissionais. Estarão ainda patentes ao público dioramas onde será possível ver os comboios miniatura a cricular. O evento encerra no dia 30 às  18h00, no qual serão entregues os Prémios referentes ao Concurso Nacional de Dioramas, a decorrer. 

Segue-se a inauguração de uma nova área expositiva no Museu Nacional Ferroviário, dedicada ao trabalho oficinal nos Caminhos de Ferro e compreende a exposição de uma riquíssima coleção de máquinas-ferramenta oriundas de uma antiga oficina ferroviária localizada na Figueira da Foz.  Algumas destas máquinas-ferramenta que agora se expõem ao público  datam de 1882, ano em que a oficina foi inaugurada. As restantes são das décadas de 20 e  40 (e algumas posteriores) do século passado, testemunhado a inovação e atualização do trabalho oficinal nos Caminhos de Ferro.

Ainda no dia 28 será inaugurada a exposição temporária “Nas Entre-Linhas” da artista plástica Joana Arêz. Esta exposição, totalmente concebida in situ para o Museu Nacional Ferroviário, propõe uma nova forma de olhar para os Caminhos de Ferro, dando continuidade ao trabalho que este museu tem vindo a desenvolver para o cruzamento de diferentes formas de expressão artística que interpretam o Património Ferroviário Nacional através de novas perspetivas. Durante a inauguração haverá ainda uma Sessão de Leitura de textos sobre curiosidades e factos alusivos ao dia 28 de outubro de 1856.

No dia 29 de outubro às 16h30 será a vez de Pedro Dyonysyo oferecer um concerto acústico a todos os visitantes do Museu Nacional Ferroviário. Durante o dia estão programadas várias oficinas temáticas dedicadas às famílias.

A 30 de outubro será a vez do cinema. “Paddington”,  um urso que viaja de comboio passa na carruagem-auditório às 16h30, dedicada às crianças. Também neste dia haverá várias oficinas temáticas para as famílias.

Estarão ainda disponíveis ao público o uso de quadriciclos nas linhas férreas do museu, o circuito de modelismo tripulado, a exposição temporária “Brick by Bryck” Comboios em Lego e, naturalmente, a visita à exposição permanente que conta a História dos 160 Anos de Caminhos de Ferro em Portugal. 

Horário: dia 28, das 15h00 às 20h00h; dia 29, das 10h00 às 20h00; dia 30, das 10h00 às 18h00.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design