Home »
14 NOV 2016
"Heróis da Fruta" - 900 escolas inscritas
Por Jornal Abarca

A sexta edição do maior programa de educação para a saúde do país conta com 900 escolas inscritas de todos os distritos

O arranque oficial da 6ª edição “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” foi assinalado em todas as escolas inscritas com a inauguração do “Quadro de Mérito – Hoje comi fruta”, no qual os alunos ganham “Super Estrelas” junto ao seu nome, como forma de recompensa diária pela ingestão de fruta ao lanche.

No ano letivo 2016/2017 serão abrangidos por esta iniciativa gratuita desenvolvida pela APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil: 53.399 alunos de 2.665 turmas, de 900 jardins de infância e escolas básicas do 1º ciclo de todos os distritos do país, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

Mário Silva, presidente e fundador da APCOI, afirmou que “estes alunos vêm juntar-se aos mais de 236 mil que já participaram neste projeto nos anos letivos anteriores. De ano para ano, vamos formando um verdadeiro batalhão de heróis com o super-poder de escolher os alimentos mais saudáveis. Um sucesso que só é possível de alcançar graças ao envolvimento de todos os parceiros que se associaram a esta iniciativa, das quais se destacam as mais de 80 autarquias parceiras e algumas empresas solidárias, nomeadamente: Montepio, Fábrica de Óculos do Cacém, Aquafresh, Vitacress e Fruut.”

"Festas Saudáveis" é o tema do ano desta edição porque "atualmente, há muitos dias de festa nas escolas, praticamente todas as semanas há pelo menos um bolo de aniversário"acrescenta Mário Silva que pretende desta forma sensibilizar os alunos e também os encarregados de educação para a necessidade evitar o consumo excessivo de doces, refrigerantes e outras guloseimas nos dias de festa, trocando alguns desses alimentos por alternativas mais saudáveis que incluam frutas e legumes.

Nas próximas semanas, os professores e educadores serão convidados a explorar este e outros temas, através de fichas de trabalho e de atividades pedagógicas para realizar na sua sala de aula, que além de incentivarem ao consumo de fruta nas quantidades recomendadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde), levam também às crianças lições importantes sobre alimentação saudável, atividade física, higiene e sustentabilidade que as ajudarão a crescer saudáveis, ativas e felizes.

As turmas participantes terão ainda de realizar um videoclip musical para ensinar aos adultos o que aprenderam ao longo do projeto. As músicas mais criativas serão escolhidas por um Júri que é composto por nomes de referência no panorama musical português: João Gil, Ana Bacalhau (Deolinda), Amor Electro, Henrique Feist, Maria João, Mário Laginha, Vanessa Silva, Rita Redshoes, OqueStrada, HMB, Frankie Chavez, Filipe Pinto e o cantor infantil Avô Cantigas.

Santarém: 55 escolas no distrito

Abrantes candidata seis escolas: Jardim de Infância da Concavada, Jardim de Infância de Mouriscas, Creche e Jardim de Infância do Centro Social Interparoquial de Abrantes, EB de Bemposta, Escola Básica do 1º CEB com JI António Torrado e EB1 Mª Lucília Moita

Alcanena concorre com duas escolas: Escola Básica 1.º Ciclo de Alcanena e Jardim de Infância de Espinheiro

Constância são três escolas: Centro Escolar de Constância, Jardim de Infância de Montalvo e Centro Escolar de Santa Margarida

Entroncamento inscreveu seis escolas: Escola Básica do Bonito, Escola Básica António Gedeão, Escola Básica da Zona Verde, Jardim de Infância Sophia de Mello Breyner, Colégio dos Navegantes e Infantário ENCOPROF

Golegã apresenta uma escola a concurso: Centro Social e Paroquial da Golegã

Mação candidata uma escola: Escola Básica c/ Jardim de Infância Mação (Agrupamento de Escolas Verde Horizonte)

Torres Novas concorre com seis escolas: Academia Júnior, EB1 de Santa Maria, Centro Escolar de Assentis e Chancelaria, Centro Escolar de Olaia e Paço, Colégio Andrade Corvo e Centro Escolar de Meia Via

Vila Nova da Barquinha apresenta uma escola: Escola Ciência Viva de Vila Nova da Barquinha

As restantes escolas pertencem aos concelhos de Almeirim (três), Benavente (uma), Cartaxo (cinco), Coruche (três), Ferreira do Zêzere (uma), Ourém (duas), Rio Maior (uma), Salvaterra de Magos (uma), Santarém (quatro) e Tomar (oito).

Portalegre: 12 escolas no distrito

No distrito de Portalegre concorrem 12 escolas sendo uma do concelho de Gavião (Jardim de Infância de Gavião - Agrupamento de Escolas de Gavião) e uma do concelho de Ponte de Sor (EB de Galveias)

As restantes pertencem aos municípios de Castelo de Vide (uma), Fronteira (uma), Marvão (duas), Monforte (uma), Portalegre (quatro) e Sousel (uma).

APCOI organização não governamental

A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2010, cuja missão é ajudar a criar um mundo melhor para as futuras gerações, através de iniciativas que valorizem a saúde das crianças, promovam o combate ao sedentarismo ou à má nutrição e previnam a obesidade infantil e todas as doenças associadas. A APCOI é composta por um grupo de voluntários preocupados com a saúde infantil, que se mobilizam em torno da responsabilidade de transmitir melhores hábitos de vida às crianças, ajudando-as a escolher as opções mais saudáveis. Desde Dezembro de 2010, a APCOI já beneficiou 255.570 crianças através das seguintes iniciativas: «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável», «Corrida da Criança – Por um futuro mais saudável» e sessões gratuitas de aconselhamento personalizado com nutricionistas. Mais informações em www.apcoi.pt.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design