Home »
10 MAR 2017
Encontro da Agromais - Agricultores optimistas face ao futuro
Por Jornal Abarca

No 15.º Encontro de Agricultores da Agromais Plus, realizado a 8 de março, “foi possível confirmar a dinâmica dos agricultores e a vitalidade das organizações que os representam”, lê-se em nota da imprensa enviada pela associação.

No início da sessão, Miguel Reis, diretor Comercial da Agromais Plus fez uma apresentação da evolução do negócio de factores de produção, realçando o facto da empresa ser, actualmente, um dos três maiores distribuidores do sector a nível nacional. A subsidiária da Agromais Plus para a região do Alqueva – Plus Alqueva – representou um considerável volume de negócios e tem grande margem de progressão.

A mesa redonda, moderada por. Mário Antunes (director Executivo da Agrotejo), contou com a participação de três conhecidos agricultores da região: João Coimbra, João Geada e Carlos Graça. Cada um apresentou a realidade das suas explorações, discutiu-se a importância de produzir cada vez mais de forma profissional, realçando a importância do apoio prestado pelas organizações da região, nomeadamente Agrotejo, Agromais e Agromais Plus, no acompanhamento técnico, burocrático e comercial. Foi igualmente reforçada a importância que os apoios comunitários têm para manter a competitividades das explorações agrícolas, num contexto de forte concorrência mundial.

A nível das intervenções destaque para o emparcelamento rural, abordado por Luís Vasconcellos e Souza, presidente da Agromais. O projecto representa um “enorme desafio para a região” e é necessário “encontrar soluções de financiamento complementares aos valores existentes atualmente no PDR2020”.

A mesma ideia foi defendida por Rui Medinas, presidente da Câmara Municipal da Golegã, aproveitando para reforçar o total empenho de todas as autarquias da região no desenvolvimento deste projeto estratégico para a agricultura e para o território.

No final da cerimónia, foram atribuídos prémios aos agricultores que se destacaram em 2016 pela sua produção e envolvimento com as organizações. Este ano, para além dos prémios “Agricultor do Ano” e “Agricultor Solidário”, houve distinções para “Jovem Agricultor” e “Melhor Produtor” nas culturas da batata, cebola, tomate e milho. Os prémios foram atribuídos a Quinta da Cholda, em Azinhaga (“Agricultor do Ano”), Fidalgo Casa Agrícola, Chamusca (“Agricultor Solidário”), João Rodrigo Mendes (“Jovem Agricultor”), José Ludovino Vieira (“Melhor Produtor de Batata), Hugo José Ramos dos Anjos (“Melhor Produtor de Cebola), Herdade do Caldas, Lisboa (“Melhor Produtor de Tomate”) e Sociedade Agrícola e Pecuária dos Juntos, Lda, Pinhal Nova (“Melhor Produtor de Milho2).

O encontro contou com a participação do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, da directora Regional da Agricultura e Pescas da Região de Lisboa e Vale Tejo, Elizete Jardim, e do presidente da Câmara da Golegã, Rui Medinas, entre outros autarcas.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 408 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design