A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém tem à disposição da comunidade empresarial, um portal de apoio à exportação onde os interessados podem consultar e descarregar informações de negócios, comerciais e setoriais de 13 mercados, bem como consultar oportunidades de negócio e concursos públicos lançados internacionalmente. O portal chama-se portal Exportintelligence e pode ser consultado emhttp://exportribatejo.com/.
África do Sul, Alemanha, Angola, Brasil, Cabo Verde, Espanha, França, Gabão, Guiné Equatorial, Índia, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Timor Leste são os mercados explorados pela NERSANT neste portal. Sobre cada um dos países há informações genéricas sobre o mercado, mas também de âmbito económico, como as relações comerciais e procedimentos para a exportação. Ainda para cada um deles, a NERSANT elaborou um estudo sobre os sectores de actividade com maior número de oportunidades para as empresas portugueses.
O portal possui ainda um instrumento inovador que permite a resposta a questões mais práticas e específicas das empresas sobre mercados de interesse. As perguntas e respostas serão completamente públicas de maneira a facilitar o acesso generalizado das empresas da região a novos mercados, uma vez que as questões de uma empresa são, na maior parte dos casos, comuns a um conjunto alargado de empresas.
Por outro lado, o portal materializa o seu apoio à exportação com uma Bolsa de Oportunidades de Negócio Internacionais, onde diversas empresas estrangeiras divulgam a sua necessidade de parcerias, sinergias, serviços e produtos, podendo as empresas portuguesas responder a esta solicitação através do portal. Com o mesmo propósito, o Exportintelligence dispõe ainda de uma Bolsa de Concursos Internacionais, que tem vindo a ser actualizada regularmente pela NERSANT e que contém, presentemente, procedimentos concursais a decorrer em países como Canadá, Equador, Cabo Verde, Polónia e Marrocos.
De referir que o portal tem como objectivos estratégicos a disponibilização de informação e apoio que facilite o processo de internacionalização / exportação das PME da região, o aumento das exportações e da competitividade e do grau de abertura destas empresas ao exterior, por via de uma maior utilização dos factores dinâmicos de competitividade, como a internacionalização e a promoção da imagem e capacidades da região a nível nacional e internacional, facilitando a internacionalização das empresas e dos seus produtos e serviços