Na semana em que o Papa Francisco realiza uma visita peregrina ao Santuário de Fátima, o Clube de Filosofia de Abrantes realiza a conferência “Fátima, 100 anos depois”, por Mário Pissarra, hoje, dia 11, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal António Botto, com entrada livre.
O orador irá abordar temas que levantam interrogações como as aparições e os milagres à luz da fé e da ciência, as aparições e o seu contexto nas relações Igreja-Estado, o lugar de Fátima na Igreja Portuguesa ou a instrumentalização política de Fátima.
Mário Pissarra é natural de Idanha-a-Nova e reside em Abrantes desde 1973. Iniciou a sua vida profissional no então Liceu Nacional de Abrantes como professor de Religião e Moral, passando depois a ser professor de Filosofia. Tem o curso superior de teologia (ISET, Porto), a licenciatura em Filosofia (Universidade do Porto) e o mestrado em Filosofia Contemporânea (Universidade de Coimbra). Foi director do Colégio Andrade Corvo, em Torres Novas, e leccionou na Escola Superior de Educação de Torres Novas. Orientou a formação profissional de professores de Filosofia, é autor textos didácticos sobre o ensino desta disciplina e coautor de manuais escolares.