A equação é simples e fácil de compreender, o Agrupamento de Escolas Verde Horizonte de Mação, recebeu os resultados da Avaliação Externa e teve três Muito Bons. A Inspecção Geral da Educação esteve, no final de 2016, no Agrupamento - uma prática a nível nacional - e o Relatório de Avaliação Externa apresenta a seguinte avaliação: Resultados - Muito Bom; Prestação do Serviço Educativo - Muito Bom; Liderança e Gestão - Muito Bom.
Pelo facto de a avaliação se revestir de uma classificação ímpar, em Mação e na região, a Direcção do Agrupamento de Escolas apresentou os resultados em conferência de imprensa, no dia 9.
Segundo o relatório, a classificação de “Muito Bom” é conferida "quando os pontos fortes predominam na totalidade dos campos em análise em resultado das práticas organizacionais generalizadas e eficazes".
Para a apresentação dos resultados, o diretor do Agrupamento, José António Almeida, convidou o presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela; a presidente do Conselho Geral, Maria José Cavaco, e a presidente da Associação de Pais, Vera Dias António.
O diretor começou por fazer uma apresentação do Relatório referindo que o que distinguiu Mação foram “práticas, dinâmicas e uma actuação distintas”, sublinhou também: “hoje há uma Escola diferente de há 10 anos, sendo uma realidade sempre em mudança e os maiores desafios que hoje se apresentam são evitar o abandono escolar e passar de uma função de "guarda" para uma função educativa”.
Os pontos fortes salientados pela equipa da Inspecção são “a diversidade da oferta educativa; parcerias activas com diversas entidades; uma política educativa baseada na cooperação e relações interpessoais; a valorização da excelência como marca do Agrupamento com todos os recursos aos serviço da comunidade escolar e uma forte liderança na fixação das intenções educativas.
Para o presidente da Câmara Municipal de Mação trata-se de "uma extraordinária avaliação e representativa de todo o Concelho, pelo que a comunidade maçaense ficará orgulhosa destes resultados".
Referiu também que a Câmara Municipal acompanha o Agrupamento de Escolas em tudo aquilo para que é "chamada" a colaborar sublinhando: "trabalhamos, por vezes, num contexto difícil pelo que estes resultados são ainda mais importantes e devem ser reiterados” e concluiu “esperamos que o retorno desta avaliação seja colocado cada vez mais ao serviço dos alunos".