O Município de Sardoal tem assumido a divulgação do seu património cultural e artístico como importante pilar estratégico no desenvolvimento turístico do concelho e subsequente crescimento socioecónomico. Foi neste contexto que surgiu o concurso de pintura “À Descoberta do Mestre”, cuja 2.ª edição decorre este ano.
A organização do concurso é da Câmara Municipal de Sardoal, contando com a colaboração técnica do artista plástico Massimo Esposito. A manifestação de intenção de participação deverá ser feita através do envio da ficha de candidatura até 31 de maio próximo.
“À Descoberta do Mestre” pretende promover e divulgar a pintura enquanto recurso de expressão artística, estabelecendo uma estreita relação com a herança histórica e cultural legada pelos pintores manuelinos, Manuel Vicente e Vicente Gil, tradicionalmente reconhecidos como “Mestre de Sardoal”, cujas Tábuas se encontram na Igreja Matriz de Sardoal e que se assumem como motivo de elevado interesse por marcarem a transição do estilo gótico para o renascentista em Portugal.
Neste sentido e tendo como orientação o contributo inovador legado por estes pintores, a quem se atribui a escola do Mestre de Sardoal, o Município pretende criar um espaço que potencie e promova o surgimento de novos valores, considerando as dinâmicas das novas linguagens estéticas.
Informações, formulário da ficha de candidatura e regulamento estão disponíveis em www.cm-sardoal.pt, podendo também ser solicitados no Serviço de Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Sardoal.