Home »
15 MAI 2017
Torres Novas: João Botelho grava "Peregrinação" em Lapas
Por Jornal Abarca
O realizador João Botelho nas grutas de Lapas
O realizador João Botelho nas grutas de Lapas

O realizador João Botelho esteve hoje, dia 15 de Maio, juntamente com a sua equipa de filmagens a gravar cenas do filme “Peregrinação” nas grutas de Lapas, em Torres Novas.

A história da película baseia-se na autobiografia com o mesmo título escrita por Fernão Mendes Pinto, navegador, explorador e escritor português do século XVI. “Ele quis sair da vida de miséria em que cresceu e por isso aos vinte e poucos anos decidiu embarcar para a Índia. Esteve 21 anos no oriente onde foi tudo, de embaixador a escravo”, relata João Botelho.

A obra, dividida em três partes, é uma lição para os dias de hoje na visão do realizador: “Ele viu nos outros povos civilizações superiores à nossa. Essa demonstração de respeito pelo outro faz falta actualmente, pois a diferença não deve conter rejeição”, diz. João Botelho, conhecido do grande público por obras como “Um adeus português”, “Tráfico” ou “A corte do norte” resume esta ideia com uma famosa frase do explorador português: “Todas as acções têm uma paga, todos os pecados têm um castigo”.

O fascínio com que Botelho nos fala de Fernão Mendes Pinto não se esgota: “Ele esteve preso 21 vezes e foi vendido 17 mas como só escreveu a obra dez anos após regressar a Portugal tem ali muitas falhas de memória” mas, garante, “os seus registos são reconhecidos no estrangeiro e têm servido de base para outras obras”. O cineasta conclui: “Ele documentou mais do que Marco Polo. Esteve na China e falou dos pés pequenos das mulheres ou da grande muralha da China, Marco Polo não”, sentencia.

Sobre o porquê de gravar nas Lapas, João Botelho é peremptório: “Precisava de uma gruta para reproduzir uma masmorra onde ele foi feito prisioneiro pelos turcos e encontrei esta gruta que acho linda, maravilhosa”, assume.

Além das gravações feitas em Lapas, João Botelho gravará também em Tomar durante a próxima semana. As rodagens começaram no verão passado e passaram por países como a China, Macau, Japão, Índia, Malásia, Vietname e Indonésia. O filme conta no elenco com nomes conhecidos do grande público nomeadamente Cláudio da Silva, no papel de Fernão Mendes Pinto, Cassiano Carneiro, Pedro Inês, Catarina Wallenstein, Maya Booth ou Rui Morisson.

Parte da banda sonora da obra ficará a cargo de um coro de marinheiros que interpretará músicas do álbum “Por este rio acima” de Fausto Bordalo Dias, que se inspirou em “Peregrinação” para compor estas canções. A estreia do filme está prevista para novembro deste ano.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design