Teve início no dia 26 de maio, a V edição do Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo, um roteiro fluvial de Vila Velha de Ródão até Oeiras, que terminará a 17 de junho e que terá passagem em vários locais da região.
O cruzeiro iniciou-se com a tradicional bênção das embarcações e no primeiro dia passou em Belver e Gavião antes de “pernoitar” na praia do Alamal. No dia seguinte passou por Ortiga, Alvega, Mouriscas, Pego e Rossio ao Sul do Tejo. Na 3ª etapa, a 28 de Maio, o cruzeiro visitou o Tramagal, Rio de Moinhos, Amoreira, Constância, Praia do Ribatejo, Tancos, Arripiado, Vila Nova da Barquinha, Pinheiro Grande e a Chamusca, em dia de encerramento das Festas da Ascensão.
As embarcações voltam à sua jornada no dia 2 de junho para mais um fim-de-semana de viagens em que se cruzarão com as localidades de Azinhaga e Golegã antes de se despedirem da região viajando pelo Tejo até ao destino final.
A peregrinação da imagem de Nossa Senhora dos Avieiros do Tejo é uma iniciativa conjunta da APCA (Associação para a Promoção da Cultura Avieira) e da AIDIA (Associação Independente para o Desenvolvimento Integrado de Alpiarça). Na iniciativa estão envolvidos 21 munícipios, 32 freguesias, 38 paróquias e quatro dioceses, além dos milhares de visitantes e devotos que se juntam às celebrações deste cruzeiro.