Decorreu, no Centro Cultural do Entroncamento, no dia 2 de julho, a cerimónia de apresentação da obra “Música nas Cidades, Sons do Mundo”, da autoria de Manuel Fernandes Vicente.
A sessão foi inaugurada pela vereadora Ilda Joaquim que destacou o “orgulho que temos neste filho da terra que, embora não tenha nascido no Entroncamento, é desde há muito tempo um de nós” agradecendo ao “professor Vicente, como todos o conhecemos” o trabalho que tem feito pela cultura na cidade.
José Manuel Ventura e a esposa, Maria José Ventura, apresentaram trechos da obra comentado o valor da mesma para a sociedade em que vivemos. Maria José declamou o poema “Bach Segovia Guitarra”, de Sophia de Mello Breyner, que, segundo José Manuel, se adequa na perfeição à obra criada por Manuel Fernandes Vicente pois ambos revelam “a importância da música no ser individual e colectivo”.
Num discurso em que valorizou as capacidades de escrita do autor, António Matias Coelho, Presidente da Casa-Memória de Camões frisou também a grande amizade que os une: “O Vicente chama-me para estas coisas, o que é um orgulho para mim”, frisou. Sobre o terceiro volume desta obra, Matias Coelho relembra que “são mais de mil páginas sobre música, com textos cheios de paisagens, histórias e sons” em que o autor “consegue transmitir a alma das cidades como se estivesse estado em todas elas”, destacou.
Manuel Fernandes Vicente foi o último a discursar começando por agradecer “ao meu amigo José Carlos que tem um arquivo fotográfico imenso e o colocou totalmente à minha disposição para ilustrar este livro”. De seguida fez uma breve apresentação do livro, mostrando um conjunto de imagens de lugares como a Nazaré, Mirando do Douro, Málaga, Berlim, Lecce, Reykjavik, Helsínquia, Cracóvia, São Tomé, Deserto do Saara, Serra Talhada ou Tijuana comentando aspectos sociológicos, históricos e culturais que ligam estas cidades às suas características musicais.
O autor agradeceu a presença de todos aqueles que se deslocaram ao Centro Cultural do Entroncamento desejando que a leitura da obra “vos traga desabafos deste mndo, boas emoções e sentimentos” pois “a música é das melhores coisas que fazemos no mundo”, concluiu.
O livro, que contempla 56 textos referentes a vários estilos musicais e a metrópoles urbanas de todo o mundo, é o terceiro volume de uma obra iniciada em 2008 e continuada em 2013. Neste volume, segundo José Manuel Ventura, “chega-se à última página e apetece ler mais”, destacando assim o valor do mesmo.
Manuel Fernandes Vicente é professor de Matemática na Escola EB 2/3 Dr. Ruy de Andrade, no Entroncamento, cidade onde reside, e é colaborador de longa data do Jornal Abarca. A este propósito, António Matias Coelho, deixou no ar a hipótese de ser publicado uma obra que reúna todos os textos de Manuel Fernandes Vicente já publicados no Abarca pela riqueza dos mesmos.