Um dia após a publicação do trabalho realizado pelo Jornal Abarca sobre a poluição que afecta o concelho de Alcanena, a Câmara Municipal incluiu na agenda da próxima reunião camarária uma discussão sobre o “ponto de situação do ambiente no concelho de Alcanena”.
Informa o município que “a Presidente da Câmara Municipal de Alcanena (..) decidiu incluir na agenda da próxima reunião (…) a situação do ambiente no concelho de Alcanena” porque considera “ser um assunto que a todos tem preocupado” lembrando que “a Câmara Municipal tem, desde sempre, como grande desígnio, as questões ambientais, e continuará a ter, visto que as últimas ocorrências comprovam que ainda há muito a fazer, para além do muito que já foi feito”.
Recorde-se que o agravar da situação ambiental em Alcanena tem tornado irrespirável o ar do concelho com muitos cidadãos a manifestarem-se publicamente numa vigília realizada a 29 de Setembro, numa acção desenvolvida pelo recém-criado Movimento pela Saúde de Alcanena.
Como resposta à agitação pública em Alcanena, Fernanda Asseiceira assumiu na sua tomada de posse, a 16 de outubro, o pelouro do ambiente, não o tendo delegado a nenhum vereador.
A reunião onde será debatida a questão ambiental terá lugar no dia 6 de novembro, às 15.00 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Alcanena. A autarquia lembra que a reunião tem carácter público e, como tal, Fernanda Asseiceira “reforça que qualquer munícipe pode assistir à mesma, contribuindo, assim, para prestar os esclarecimentos do que, à presente data, se tem conhecimento”.