Joana Filipa Gaspar Silva Marchão: é desta jovem abrantina o primeiro golo da história do derby eterno entre Sporting Clube de Portugal e Sport Lisboa e Benfica no futebol feminino. No jogo realizado esta tarde, no Estádio do Restelo, os leões derrotaram as águias por 1-0 com o único tento da partida a ser da autoria da defesa-esquerdo de 22 anos.
Corria o minuto 86 quando a benfiquista Tayla fez falta na área sobre Tatiana Pinto. Na conversão da grande penalidade, a número 5 dos leões fez o único tento da partida no primeiro derby entre Sporting CP e SL Benfica no futebol feminino.
Joana Marchão nasceu em Abrantes a 24 de Outubro de 1996 e actua no Sporting CP desde 2016 quando os leões criaram a secção de futebol feminino. Antes tinha jogado nas equipas do Abrantes e Benfica, União de Tomar e Atlético Ouriense. A atleta é irmã de João Marchão, jovem de 19 que joga na AD Mação, e filha de Orlando Marchão que entre 1980 e 2000 fez carreira no futebol distrital ao serviço de Dragões de Alferrarede, Bemposta, Abrantes e Benfica, Tramagal, Pego e Abrantes FC.
A partida desta tarde é histórica, não só por ser a primeira entre dois gigantes do desporto nacional, mas também por ter registado a maior assistência num jogo de futebol feminino em Portugal com 15204 espectadores a assistirem no Restelo ao derby.
O jogo, de cariz amigável, foi promovido de forma a angariar receitas a favor da Cruz Vermelha Portuguesa para auxílio das vítimas do ciclone Idaí que recentemente devastou a zona centro de Moçambique.