Home »
02 NOV 2020
REPORTAGEM: "O senhor professor"
Por Jornal Abarca

José Maia Marques nasceu a 6 de Agosto de 1948, em Ortiga, concelho de Mação. Foi baleado por um colega em treino de guerra, voltou à terra onde nasceu e dedicou a vida a Mação. Em Junho de 2012, foram-lhe reconhecidos os préstimos com a atribuição do seu nome ao pavilhão da vila.

É uma figura incontornável de Mação, (re)conhecido por todos, resultado de uma vida entregue à terra e ao prazer de ensinar. Até a pandemia o impedir, ainda ia à escola para estar com os seus alunos, mesmo já estando reformado há mais de uma década. São 72 anos de uma longa história. (...)

Ao longo de mais de 40 anos, José ajudou a criar novos mundos na terra: “Fiz muita coisa por Mação”, reconhece. A primeira memória é a “criação da equipa de andebol”, mas há muito mais para listar: “fui treinador de futebol 35 anos, até dos séniores”, destacando que “fui o primeiro treinador a conquistar um troféu distrital na AD Mação, com os infantis, na década de 1970”. Além disso “fui campeão de milhas no Torneio do Distrito de Portalegre, organizei a corrida de 24 horas em Mação e a volta ao concelho, fui coordenador do Desporto Escolar, e treinador de natação, futebol, andebol, badminton, basquetebol, voleibol e halterofilia, sempre em Mação”, afirma. (...)

Mostra-se realizado e feliz por, ao contrário do que tantas vezes acontece, “ter sido reconhecido em vida pela obra que fiz”.

Poderá ler o resto da reportagem na edição em papel do Jornal Abarca, disponível nos postos de venda habituais.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 403 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design