Home »
09 MAR 2021
ALCANENA | Jovem apicultor cria projecto para caçar vespas velutinas
Por Jornal Abarca
Imagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa

João Fernandes, natural de Pousados, concelho de Alcanena, e apicultor nos tempos livres, criou a página “Caça à Vespa Velutina”, no Facebook, com o objectivo de angariar “garrafas de plástico tipo 1.5L/2L, para fazer armadilhas para capturar vespas velutinas”, vulgarmente tratadas como vespa asiática, mas também aceita de 0,33L e 0,5L para poder fazer a parte do funil.

Em declarações ao abarca, o jovem de 32 anos refere que “inicialmente tinha o objectivo de construir 100 a 150 armadilhas” abrangendo “todo o concelho”. João explica que “a altura ideal para montar as armadilhas é agora” porque “as vespas que hibernaram estão a sair agora”, e são estas que “fazem ninhos secundários e daí saem as fecundadoras que vão fazer os ninhos maiores nas árvores e noutros sítios”, algo que se tem revelado muito prejudicial para o habitat. As armadilhas serão monitorizadas pelo próprio.

João Fernandes revela que o intuito da página neste momento é angariar garrafas, considerando que sozinho levará mais tempo a juntar as embalagens necessárias, mas admite manter a página “a longo prazo com um carácter pedagógico”.

Pede, assim, apoio à população do concelho para lhe fazerem chegar as garrafas. Neste momento o contacto deve ser feito pela página que criou, mas o jovem está a estabelecer contactos com as Juntas de Freguesia do concelho, e outras entidades, para que estas possam funcionar como centros de recolha.

 

COMO FUNCIONA A ARMADILHA

Há vários métodos para criar armadilhas contra a vespa velutina, contudo o método mais eficaz e mais comum é bastante artesanal.

Consiste na colocação de dois gargalos em abertura lateral numa garrafa de plástico, em posição invertida. Isto é, a parte com menor abertura do gargalo deve ser a que é colocada na abertura da garrafa. O fundo da garrafa, que pode ser removível, deverá receber o “isco”, normalmente uma receita doce que atrai as vespas e inclui água, açúcar e fermento.

Para um entendimento mais eficaz de como funcionam estas armadilhas aconselhamos a visualização deste vídeo explicativo da Câmara Municipal de Montemor o Velho.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design