A Câmara Municipal de Abrantes aprovou a versão final do regulamento do Cartão Sénior que será ainda submetido à aprovação da Assembleia Municipal e só depois é que entrará em vigor.
A autarquia justifica esta iniciativa com as tendências demográficas nacionais que assentam na maior longevidade dos indivíduos, registando um aumento da população com mais de 65 anos. Assim, o Cartão Sénior surge como uma medida de promoção e de inclusão da população sénior, constituindo no quadro de medidas de política social uma reposta que tem por base o fenómeno de discriminação positiva.
O Cartão, de carácter pessoal e intransmissível, será atribuído de forma gratuita e pretende facultar à população sénior do concelho de Abrantes apoio e benefícios financeiros em diversas áreas, nomeadamente de natureza social, cultural, desportiva, recreativa, fomentando o convívio, a frequência de espaços culturais, desportivos e de lazer, bem como contribuir para a dignificação das suas condições de vida. Relativamente aos serviços da Câmara, os portadores do Cartão poderão usufruir de descontos na utilização de actividades nas Piscinas Municipais (Hidroginástica, Hidroterapia e utilização livre); no Estádio Municipal (Sauna e Jacuzzi ou Sala de musculação e reabilitação); nos serviços prestados pela Biblioteca Municipal António Botto e na ocupação nas Hortas Comunitárias.
O Cartão Sénior destina-se a cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos, desde que tenham residência permanente no concelho de Abrantes e ali estejam recenseados há pelo menos dois anos; sejam pensionista, reformado ou aposentado e tenham pensão/reforma de valor inferior ao Indexante dos Apoio sociais (IAS). Dará acesso a vários benefícios, nomeadamente descontos em bens e serviços disponibilizados pelo município de Abrantes e pelas empresas ou entidades aderentes.