A história que une Susana Estriga a Anabela é, antes de tudo, uma mensagem de esperança numa altura em que todos vivemos com uma nuvem cinzenta por cima. Susana, 45 anos, natural do Tramagal, é reconhecida pelos feitos nas pistas de atletismo, onde perdeu as contas às medalhas conquistadas.
Costuma dizer-se que “quem corre por gosto não cansa”, mas Susana leva esse dito popular para lá das corridas nas pistas. Entregou-se de alma e coração ao voluntariado animal e, foi numa dessas missões, que encontrou Anabela, “uma menina linda de cinco anos”.
Susana conta que “conheci a Anabela por acaso numa das minhas missões de ajuda aos animais”. Confessa que “rapidamente fiquei rendida aquela menina simpática de botins azuis e que adora animais”. Anabela vive com a mãe, “uma mulher simples e trabalhadora”, mas “não teve a sorte ou felicidade de nascer numa família estruturada e organizada”.
O voluntariado é uma das causas de vida de Susana e não conseguiu ficar indiferente às necessidades da família, considerando as condições inaceitáveis em que se encontrava a casa. Decidiu, por isso, dar um novo rumo à vida de ambas, sempre assente no destino da doce Anabela.
Decidiu fazer um apelo nas redes sociais onde pedia “tudo”, tal era o estado da habitação, “para dar algum conforto aquela família”. Quando perguntou a Anabela o que ela precisava ouviu uma resposta que desarma qualquer um: “Uma afiadeira”, respondeu a criança. Mas a casa precisava de isolamento no telhado (que era em telha de lusalite de amianto), substituir janelas de madeira em elevado estado de deterioração, móveis, forrar o chão de cimento, entre muitas outras coisas.
Com a predisposição e força de vontade de Susana, e a colaboração das pessoas que leram o apelo, e empresas como o Bricomarché, Abrancongelados e Clenlab, rapidamente começaram a chegar ajudas: uma salamandra, móveis, roupa e calçado para a Anabela, uma televisão, sofás, alcatifas, e dinheiro para o tecto falso.
No dia 1 de Março começaram as obras de remodelação em casa da família graças à vontade de Susana em construir um mundo melhor. Primeiro a casa de banho, depois a cozinha e mais tarde uma sala de estudo para a Anabela. Aos poucos, a casa da família vai ganhando forma e a vida desta criança vai fazendo cada vez mais sentido.
Mas Susana também foi presenteada com algo em troca. Anabela recebeu uma série de porta-chaves com bonecos e ofereceu um à sua nova amiga. Susana disse para ela dar às amigas da escola e Anabela respondeu: “Mas tu és minha amiga!”. No dia 15 de Fevereiro Anabela completou seis anos e Susana conseguiu organizar uma pequena celebração, com direito a bolo de aniversário. Para ela é simples: “Todas as crianças deveriam poder crescer num ambiente estimulante e acolhedor”. E serem felizes.
Se quiser ajudar a dar uma nova vida à família da Anabela, pode contribuir para o IBAN PT50 0035 0003 0001 7426 700 71. Pode ainda acompanhar a evolução da história através da página de Susana Estriga no Facebook, clicando aqui. Leia mais sobre esta história na edição de Abril do Jornal Abarca.