O tema “Almonda de Saudade” será lançado esta quarta-feira, dia 17 de Março, às 18 horas, no Youtube através desta ligação. Este é o primeiro tema do grupo “Os Almonda”, um projecto que junta várias vozes do ribatejo, e conta com produção executiva de Nuno Barroso.
Em declarações ao abarca, Nuno Barroso concorda que a utilização do rio Almonda “é uma metáfora para unir a região” e vai mais longe: “O Ribatejo tem de ser cantado, e o Almonda é uma forma poética de abraçar a região, as tradições e a cultura”.
Destaca, também, o desafio que foi juntar mais de 70 artistas para as gravações “numa altura tão difícil para o mundo da arte e da cultura”. Esta foi uma forma de vincar posição: “Foi extremamente importante marcar esta posição de força e união. É fascinante e destaco a resiliência que é como um grito de esperança no meio de tanta coisa”, sublinha. Para o artista o projecto tem também um cariz pessoal muito vincado: “É uma forma poética de relembrar o meu pai”, recordando Pedro Barroso, que faleceu há precisamente um ano, a 16 de Março de 2020.
Além do cantor nascido em Riachos, participam n’ “Os Almonda” nomes como Ana Dória, Ana Lains, Carlos Moisés, David Antunes, Dénis Filipe, Dora Maria, Filipa Frade, Filipe Santos, Gonçalo Serras, João Chora, João Miguel, José Cid, Liliana Jordão, Pedro Dyonysyo, Raquel Ângelo, Ricardo Costa, Ricardo Monteiro, Ricardo Nogueira, Ricardo Oliveira, Rita Damásio, Salomé Silveira, Telmo Miranda, Teresa Tapadas, Valter Guia e Xarepa. Participam também os alunos do Conservatório de Música do Choral Phyddellius, em Torres Novas, que compõem o coro juntamente com Vítor Ferreira, Carolina Marques, Eva Madeira, Inês Bento, Leonor Mateus, Leonor Maurício, Mafalda Lopes, Miguel Moita, Maria do Carmo, Marta Neves e Tomé Neves.
A autoria do tema pertence a Nuno Barroso, Pedro Dyonysyo e Nuno Junqueira, tendo o último também ficado a cargo da produção, captação, mistura e masterização, no estúdio N’ Áudio, em Leiria. A ideia é da autoria de Nuno Vasco, director do Jornal O Almonda, e do Padre Ricardo Madeira, e conta com o apoio do município de Torres Novas.
Pode assistir aqui a uma curta apresentação do tema.