Henrique Gouveia e Melo, coordenador da task force responsável pelo plano de vacinação para a Covid-19 em Portugal, admitiu que a partir de Abril há a intenção de aumentar massivamente o processo: “Temos o objetivo de vacinar todos os dias 100 mil pessoas”, realçando que se o envio de remessas for superior ao projectado “não vamos acumular vacinas e, podemos chegar às 150 mil vacinas/dia, o que é uma operação logística gigantesca”.
Até ao momento Portugal recebeu dois milhões de vacinas em três meses, mas a expectativa é que o próximo trimestre, que começa já esta quinta-feira, permita aumentar de forma drástica estes números. São esperadas nove milhões de doses, repartidas entre 1,8 milhões em Abril e 7,2 milhões em Maio e Junho. Estas 9 milhões de vacinas permitiriam, por exemplo, vacinar 45% da população portuguesa com as duas doses previstas.
Gouveia e Melo salientou que “80% das pessoas com mais de 80 anos” já estão vacinadas, classificando essa meta alcançada como “um sucesso”.
Em entrevista ao abarca, o matemático Henrique M. Oliveira, professor no Instituto Superior Técnico, considerou que “os surtos nos lares desceram brutalmente” devido ao “bom trabalho que está a ser feito com a testagem e a vacinação” na faixa etária acima dos 80 anos. Uma entrevista que pode ler na íntegra na edição de Abril do Jornal Abarca.