A fábrica da FUSO em Portugal, localizada no Tramagal e centro de produção para a Europa, anunciou que irá atingir a neutralidade de carbono na produção de camiões no próximo ano. Em 2019, a Daimler Truck AG, grupo ao qual a marca FUSO pertence, anunciou que todas as suas infraestruturas de produção europeias passarão a ser neutras em CO₂ até 2022. Em linha com este objectivo, a fábrica de Tramagal adoptará uma produção amiga do ambiente através da redução do consumo de energia, fornecimento de energia verde e produção local de energia através de painéis solares.
Jorge Rosa, director da fábrica FUSO no Tramagal, destaca que “a mobilidade neutra em CO₂ só pode ser alcançada se a produção de veículos for também verde. No Tramagal, o nosso compromisso começa logo na forma como são produzidos. Uma produção neutra em carbono deixa uma pegada menor e queremos ser pioneiros no processo de descarbonização, tanto no produto quanto na produção”. O Tramagal produz o camião FUSO eCanter 100% elétrico desde 2017. “A sustentabilidade faz parte da nossa estratégia e é algo em que acreditamos. O nosso futuro é elétrico, neutro em carbono e com base em energias renováveis”.
Nos últimos anos a fábrica do Tramagal conseguiu reduzir progressivamente as emissões de CO₂, e espera um corte adicional de 50% em 2021 em comparação com o ano anterior, antes de atingir a produção neutra de CO₂ em 2022. Para atingir esse marco a fábrica irá reforçar o uso de energias renováveis e adotar modificações de processo. As medidas incluem o abastecimento de eletricidade verde e o aumento da produção de energia solar na fábrica para autoconsumo.
Toda a frota da logística interna e armazém está a ser convertida para veículos elétricos. A produção de hidrogénio verde com recurso a painéis solares para substituir progressivamente o consumo de gás natural também está a ser explorada.
A fábrica do Tramagal produz o best-seller internacional de camiões ligeiros FUSO Canter e o modelo totalmente elétrico FUSO eCanter. A produção do FUSO Canter começou em 1980 e desde então mais de 230.000 camiões FUSO foram produzidos em Portugal, sendo actualmente exportados para mais de 30 países.