Simão Morgado é o único nadador português que marcou presença em quatro Jogos Olímpicos. Com raízes em Santa Margarida da Coutada (Constância), ainda hoje mantém a ligação à terra através da produção de maracujás.
Simão Morgado é natural da freguesia de São Domingos de Benfica, em Lisboa, mas as suas raízes estão em Santa Margarida da Coutada, no concelho de Constância. Destaca-se, antes demais, por ter sido o único nadador português em quatro edições dos Jogos Olímpicos: Sidney (2000), Atenas (2004), Pequim (2008) e Londres (2012). (...)
Em 2000, o destino cumpria-se. Depois de tantas viagens de autocarro sozinho, das infinitas horas a olhar o azul gasto do fundo da piscina, do início nos Bombeiros do Cacém à honra de vestir o fato do SL Benfica, da prática amadora à procura da perfeição, Simão atingia um sonho: participar nos Jogos Olímpicos. (...)
“Tive a oportunidade de criar laços com atletas portugueses de outras modalidades que ficaram amigos para a vida”. Recorda ainda como era conviver de perto com estrelas planetárias: “Vamos ao refeitório e vemos estrelas mundiais ao nosso lado. Cruzei-me com o Roger Federer, o Rafael Nadal, o Lionel Messi, as estrelas da NBA, o Michael Phelps, tudo isso ajuda a criar um clima especial”, admite. (...)
Poderá ler a reportagem completa na edição em papel do Jornal Abarca, disponível nos postos de venda habituais.