No âmbito de uma parceria estabelecida com a Direção-Geral do Património Cultural, o Centro Cultural de Belém continua a levar a sua oferta cultural ao Museus e Monumentos Nacionais de todo o país.
No dia 7 de Agosto, a partir das 21.30h, será exibido o espectáculo “Ensemble Palhetas Duplas – Música para os Reais Fogos de Artifício” com direcção musical de Francisco Sequeira e direcção artística de Francisco Luís Vieira. No dia 14 de Agosto, também às 21.30h, acontecerá o concerto “Orquestra Metropolitana de Lisboa – Mahler: Quarta Sinfonia”, com Anne Schwanewilms no soprano e Pedro Amaral como maestro. Os espectáculos têm entrada livre.
O Ensemble Palhetas Duplas, criado em 2005, por iniciativa do oboísta Francisco Luis Vieira, e um conjunto instrumental de sonoridades particularmente homogéneas: oboé, corne inglês, oboé de amor fagote e contrafagote. Desde a sua fundação, realizou inúmeros concertos e participou em vários festivais, um pouco por todo o país e Espanha, e envolveu dezenas de reputados solistas e maestros convidados. No CCB, o ensemble apresentou-se com o maestro convidado Francisco Sequeira com um programa que partiu da Música para os Reais Fogos de Artifício, de Handel, e abrangeu ainda obras de Jean-Baptiste Lully, Astor Piazzolla, Henry Purcell e Carlos Seixas.
O Concerto Inaugural da Temporada Sinfónica 2020/2021 da Orquestra Metropolitana e do Centro Cultural de Belém integra no seu programa parte de uma obra de Peter Eötvös, e a emblemática Quarta Sinfonia de Gustav Mahler, que conta com a participação da conceituada soprano alemã Anne Schwanewilms.
A quarta sinfonia de Mahler tem um início inesperado, ao som de guizeiras. Depois disso sucedem-se ambientes contrastantes. Surpreende, sobretudo, a inclusão da voz cantada no último andamento. Desenha-se assim um percurso que evolui muito gradualmente desde a maior complexidade do primeiro andamento até à clarividência do último – do telúrico ao celestial, portanto. Antes dessa viagem, porém, cruzamo-nos com Péter Eötvös, o músico húngaro que, desde finais da década de 1970, se notabilizou como maestro na estreia de algumas das obras mais importantes dos compositores do seu tempo. Também ele é compositor, no entanto, autor de um extenso catálogo que se distingue pelo primado da diversidade estilística. Assim acontece neste seu Diálogo com Mozart, uma obra em que esboços dispersos registados nos cadernos pessoais de Mozart são recuperados numa partitura fragmentada que convida a pensar sobre toda aquela música que um dia foi imaginada mas que, por qualquer razão, nunca viu a luz do dia.
Estes concertos foram apresentados em agosto/setembro de 2020 no Centro Cultural de Belém. A sua gravação e transmissão é feita no âmbito da candidatura europeia SAMA / Portugal 2020, que integra o projeto "CCB – Cidade Digital" e prevê uma parceria com a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), com o objetivo de transmitir gravações de espetáculos do CCB por todo o país e permitir a novos públicos, a fruição digital de espetáculos, em lugares fundamentais da nossa cultura e identidade.