Home »
06 OCT 2021
ALCANENA | Festival Materiais Diversos de regresso até dia 17 de Outubro
Por Jornal Abarca

O Festival Materiais Diversos está de regresso às vilas de Alcanena e Minde, além do Cartaxo, até dia 17 de Outubro.

Este ano, o Festival foca-se na desaceleração, inscrição, pluralidade e acessibilidade, procurando colocar no centro as pessoas e as relações e fazendo do festival um momento especial numa programação regular, dando, assim, início a uma nova fase, depois das suas 10 edições celebradas em 2019.

O festival decorre entre 5 e 17 de Outubro, no Cartaxo, em Minde e Alcanena, e volta-se para o encontro e a reflexão e coloca em destaque as conversas e a caminhada como espaços de partilha, em relação de igualdade com espetáculos e projetos de artes performativas.

Entre os vários espectáculos destacam-se:

- Paraíso Bruto.Durante três residências, o Teatro Frio esteve a conhecer o jardim junto ao Centro de Convívio do Cartaxo e quem o habita. Agora, durante a próxima semana, irá mostrar as soluções e o mobiliário sugerido para uma melhor harmonização do espaço. Esta actividade é acompanhada da conversa "E depois do Paraíso?" e de Human Jukebox.

- Subterrâneo.É uma criação de Bruno Caracol, resultado de um estudo feito à Serras D'Aire. Com a visita ao Polje, em colaboração ao Movimento Mira-Minde.

- Caminhantes, de Carolina Cifras ou com Ana Trincão. Para esta caminhada reflexiva de dois dias convidámos profissionais das artes em Portugal para pensarem novas formas de se trabalhar as artes e a cultura no país. Esta atividade culmina numa conversa a acontecer no dia 16, em Alcanena.

Há ainda uma vasta programação de conversas, entre elas uma dedicada ao tema "Como comunicamos cultura?", em que se convidam vários profissionais para dialogar e para a qual gostaríamos de o convidar também; as conversas "Que paisagens pode um festival criar?", a partir do livro Paisagens Imprevistas (editado em 2020), e que se dedica a problematizar o que é isto de fazer festivais fora das grandes urbes; Depois há ainda as conversas: "Que futuros tenho eu aqui?", "As artes podem incluir todas as pessoas?", e outras que se relacionam com diferentes temáticas.

O programa completo pode ser consultado em 2021.materiaisdiversos.com.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design