O Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, de Mação, foi uma das trinta instituições de ensino que receberam no dia 12 de Outubro o Prémio Gandhi de Cidadania, na primeira edição deste galardão.
O Prémio Gandhi de Cidadania, criado pelo Ministério da Educação, visa “promover as escolas como espaços de bem-estar, tolerância, integração e não-violência”, inspirando-se na mensagem de Mahatma Gandhi, histórico líder indiano apologista da paz. O criação do prémio foi anunciado em 2019 por António Costa numa visita oficial à Índia por ocasião dos 150 anos de Mahatma Gandhi.
Esta edição foi dedicada ao bem-estar animal e distinguiu “as escolas que estimulam a participação activa na construção de sociedades mais justas, igualitárias e inclusivas”. A próxima edição será dedicada aos oceanos.
José António Almeida, director do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, mostra-se orgulhoso por “mais um reconhecimento do trabalho da nossa comunidade educativa”, sublinhando a participação de “alunos, professores, pais, assistentes técnicos e operacionais” e ainda a estreita colaboração proporcionada pela autarquia e o seu presidente, Vasco Estrela. Para José António Almeida este é mais um reconhecimento de que se está “a fazer algo muito sério na qualidade da educação em Portugal”, nomeadamente em Mação.
A cerimónia realizou-se no Templo da Comunidade Hindu, em Lisboa, e contou com a presença de António Costa, Primeiro-Ministro, e Tiago Brandão Rodrigues, Ministro da Educação.