A fotografia captada pelo biólogo e fotógrafo marinho João Vieira Rodrigues, natural de Torres Novas, foi distinguida pelo Museu de História Natural de Londres na categoria “Comportamento: Anfíbios e Répteis” do concurso Wildlife Photographer of the Year.
A fotografia foi captada no último inverno e publicada na edição de Janeiro da revista National Geographic em Portugal. Na altura, o torrejano explicou a imagem que captou: “«No mar de Minde, ocorre um fenómeno em invernos de forte precipitação: uma floresta submersa acolhe comunidades de anfíbios. Nas águas sombrias, um casal de salamandras-de-costelas-salientes nada entre a vegetação abraçado, momentos após a cúpula»”.
João Rodrigues já reagiu à distinção admitindo estar a “viver um sonho” e agradeceu às entidades responsáveis pela distinção “a oportunidade de mostrar ao mundo a magia de um dos mais raros e frágeis ecossistemas de água doce de Portugal”. O jovem lembra ainda que “nunca foi tão urgente combater a contaminação e destruição destes preciosos lugares naturais”.
Recorde-se que João Vieira Rodrigues foi entrevistado pelo Jornal Abarca em Setembro de 2019 numa reportagem intitulada "O Menino do Mar".