O amor pelos amigos de quatro patas levou Carla Grácio a deixar Lisboa e começar em Valhascos, Sardoal, um projecto de terapia e actividades com cães. A “4 Patas Terapia” é uma lição de como os animais podem ser a melhor terapia.
A meio da estrada de terra batida cruzo-me com Carla e as suas cadelas, Rosita e Fifi. Paro o carro, saio e sou invadido por uma onda de amor em forma de saltos e lambidelas. (...)
O trabalho desenvolvido no terreno passa por três vertentes: terapia de saúde, terapia de educação e actividades assistidas. “As terapias não posso fazer sozinha, requer a participação de um terapeuta de educação ou de saúde conforme a área de trabalho a desenvolver. Sozinha posso fazer actividades assistidas por animais que podem ter efeitos terapêuticos, mas não é essa a intenção”, distingue. Num Dia da Criança “fizemos uma actividade no Sardoal e uma menina que tinha medo de cães acabou por perder esse medo”. (...)
Não tem dúvidas de que “uma criança que cresça juntamente de animais será, à partida, uma criança mais empática, mais preocupada com o outro e mais sensível”. (...)
Poderá ler a reportagem completa na edição em papel do Jornal Abarca, disponível nos postos de venda habituais.