Em dezembro último, uma nota de imprensa da Mitsubishi Fuso Truck Europe anunciava a saída de Jorge Rosa de CEO da empresa. A ele se deve a transição da MDF até à actual MFTE. Quarenta e dois dos seus 65 anos de vida foram passados no Tramagal. Diz que teve “sorte por estar na altura certa, no lugar certo”, mas ele foi o homem certo e construiu uma indelével ponte no Tramagal.
Se a obra que se produz pode identificar o seu autor, a história da Mitsubishi Fuso Truck Europe é o retrato de Jorge Rosa. O engenheiro do ISEL que frequentou a Escola Comercial e Industrial de Torres Novas e jogou futebol no Clube Desportivo da cidade, conhecido pelos da sua geração por António Jorge. (...)
Embora escusando-se sempre a falar de si próprio, Jorge Rosa acaba por afirmar que de facto foi ele quem esteve no centro de toda esta evolução. “Fui eu como poderia ter sido outra pessoa. Era eu que cá estava. É verdade que aguentei muito nesta fábrica. Foi aqui que perdi o cabelo. Para bem ou para mal, este processo teve muito de pessoal”. (...)
Se António Jorge Lima da Silva Rosa teve “sorte de estar no lugar certo, na altura certa”, a empresa e os seus trabalhadores tiveram a sorte de o ter como líder. O eng. Jorge Rosa não viu concretizado um dos seus maiores sonhos: uma ponte no Tramagal. Mas deixou outra ponte indelével que não necessitou de grandes anúncios governamentais. (...)
Poderá ler a reportagem completa na edição em papel do Jornal Abarca, disponível nos postos de venda habituais.