As praias fluviais de Aldeia do Mato e Fontes (Abrantes), Carvoeiro (Mação) e Bostelim e Fernandaires (Vila de Rei) foram distinguidas pela sua qualidade balnear, através da atribuição da Bandeira Azul. A distinção é concedida pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que, no ano de 2022, premiou assim 393 praias portuguesas (mais 21 que no ano passado), entre praias costeiras, fluviais, portos e marinas e embarcações de ecoturismo.
Destaque para Fernandaires que recebe o galardão pela primeira vez. A “vizinha” de Bostelim tem agora sete anos com bandeira azul, Fontes é distinguida pela quarta vez, Aldeia do Mato consegue a 12ª bandeira azul, e Carvoeiro, com 16 anos consecutivos, mantém o recorde na região.
A distinção, segundo a organização, “é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias fluviais e costeiras que se candidatem ao galardão e que cumpram um conjunto de critérios” assentes em quatro grupos: “Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços”.