Quase duas décadas depois os Orange Crush voltaram a reunir-se. A banda natural de Riachos, no concelho de Torres Novas, não se juntava desde 2004 e não lançava música desde 2001.
O tema “Trevas” assinala o regresso da banda e o vídeoclip, disponível no Youtube, foi pintado com imagens da invasão russa à Ucrânia. Ainda assim, a banda justifica que não foi esse acontecimento que justificou o regresso: “A invasão aconteceu quando estávamos a preparar o lançamento do single, e num determinado momento estava a ouvir a mistura da canção em casa, e a TV estava a mostrar a devastação em Kiev. Achei que a letra da música agigantou-se naquele momento e que aquelas imagens terríveis seriam o melhor vídeo para esta canção”, justifica Luís Santos.
“No imenso, sombra de poder / fogo intenso, sonhos a arder” ou “Liberdade move a multidão / A verdade, trevas, solidão” são alguns dos versos da música que se adequam à “monstruosidade de Vladimir Putin a invadir e destruir uma nação independente europeia”.
Apesar do single, a banda não abre o jogo em relação a novos projectos ou actuações ao vivo. Activos entre 1997 e 2004, o grupo é composto por Filipa Rodrigues, Luís Santos, Adriano Sousa e Jorge Simões, acompanhados por Pedro Lopes.