"Maria Manuel Cid – 100 Anos, 100 Poemas" é o novo livro da poetisa chamusquense Maria Manuel Cid (Mimela), editado com o objetivo de agraciar o mérito humanístico da autora, que vincou de forma muito positiva a cultura chamusquense e cuja qualidade da sua obra literária alcançou os palcos nacionais. O livro, apresentado no dia 14 de maio, conta com a chancela das Edições Cosmos e com o apoio do município da Chamusca, num merecido reconhecimento cultural.
A obra assinala o centenário da autora e reúne ao longo de mais de 130 páginas, 100 poemas declamados e cantados, assim como décadas de fotografias suas que assinalam uma vida dedicada à cultura, particularmente à poesia, ao fado e à música.
Numa organização da Câmara Municipal da Chamusca, a Semana da Ascensão será palco de uma noite de fados inteiramente dedicada a Maria Manuel Cid, na qual que serão cantados apenas fados da sua autoria.
A "Noite de Fados Mimela", está marcada para dia 21 de maio, à meia-noite, e terá lugar no salão da União Desportiva da Chamusca, numa merecida homenagem à grande poetisa chamusquense, que amava profundamente a terra que a viu nascer e que retratou como ninguém as vivências da Chamusca e das suas gentes.
Natural da Chamusca, Mimela, era apaixonada pela escrita, sendo o toiro, o cavalo e o campo as suas grandes fontes de inspiração. Rodrigo, João Braga, Carlos Zel, Nuno da Câmara Pereira, Teresa Tarouca ou Maria da Fé, foram alguns dos fadistas que cantaram os seus poemas, nos quais o Ribatejo, particularmente o touro e o cavalo estavam sempre presentes.
Maria Manuel Frederico de Seixas de Sousa Cid Guimarães Neves e Castro ou Mimela, como era carinhosamente conhecida, nasceu a 29 de janeiro de 1922 e faleceu a 08 de junho de 1994.