Home »
20 JUN 2022
OPINIÃO | "Turismo Inclusivo nos Açores", por Eduardo Jorge
Por Jornal Abarca

Foi num encontro sobre turismo inclusivo promovido pela Associação Salvador, que conheci a CRESAÇOR – Cooperativa Regional de Economia Solidária, CRL fundada em 2000, com sede na Ilha de São Miguel, nos Açores, mas as suas áreas de intervenção abrangem todo o território da Região Açores. Nasceu no âmbito do Projeto de Luta Contra a Pobreza e pela criação de um programa para o desenvolvimento das empresas de inserção sócio-profissional dos Açores.

Em 2014 a CRESAÇOR, cria Azores for All uma agência de turismo inclusivo, como referem no seu site em: https://azoresforall.com/pt/ porque estamos convencidos de que uma viagem inesquecível começa bem antes da partida, no momento da escolha do destino, através de informações acessíveis e completas, onde os pormenores fazem toda a diferença. A equipa Azores for All reúne profissionais apaixonados pelo turismo acessível, totalmente disponíveis para ouvir as necessidades dos seus clientes e propor, em vários idiomas, as melhores soluções para umas férias inesquecíveis nos Açores.

Oferecemos informações, serviços e atividades adaptadas aos residentes e turistas que com, ou sem deficiência visitam os Açores. Trabalhamos com grupos particulares, agências de viagem e operadores turísticos. Somos uma empresa de animação turística e operador marítimo-turístico pioneira na implementação e promoção do turismo social e inclusivo nos Açores.

A ilha de São Miguel, onde atuamos, é a maior ilha do arquipélago, com 62,1 quilómetros de comprimento e 15,8 quilómetros de largura máxima. A mais populosa e desenvolvida das 9 ilhas do arquipélago, dispõe das melhores infraestruturas turísticas e serviços em geral, nomeadamente, no que às acessibilidades diz respeito. Azores for All oferece assistência em todas as fases da viagem, providencia transfers a partir do aeroporto em carrinha adaptada, aconselha alojamento em hotéis que correspondem às necessidades pessoais dos clientes, organiza atividades e passeios adaptados, incluindo percursos pedestres, com joelette. Uma cadeira de todo-o-terreno mono-roda, que permite a prática do pedestrianismo e o acesso a áreas montanhosas ou pisos irregulares, a todas as pessoas com mobilidade reduzida. Os nossos passeios de joelette normalmente são realizados nas Sete Cidades, na zona da baía do silêncio, garantindo uma viagem memorável e sem limitações.

A Azores For All - Sete Cidades é um espaço dedicado ao desenvolvimento local, à promoção do Ecoturismo das Sete Cidades e à comercialização dos produtos de Economia Solidária com o selo de garantia CORES. Também oferece passeios de canoa e de bicicleta, passeios pedestres e de jipe, jogos tradicionais portugueses, tours adaptados e diversas informações de interesse local, e para além da joelette também disponibiliza para aluguer cadeira de rodas anfíbia e rampa telescópica. Mais informação através do email: turismoinclusivo@cresacor.pt

O ano passado desloquei-me à Ilha da Madeira, só o fiz, porque tive o apoio da Madeira Acessivel By Wheelchair, além de prepararem a viagem ao pormenor, visitando os espaços, etc, também me disponibilizaram veículo adaptado, cadeira de rodas sanitária, cadeira de rodas elétrica todo o terreno… Sem a certeza que tudo estaria preparado para me receber não arriscaria. As agências de viagens e os hotéis ainda confundem tudo e têm um grande caminho a percorrer. Não entendem que não basta disporem de barras laterais nos WCs e sanitas alteadas, e garantirem com toda a certeza que o quarto é adaptado. Para alguns será o suficiente, para mim e muitos outros nas mesmas circunstâncias, não reúne as mínimas condições. Não é a primeira vez que respondem com certeza absoluta que o quarto é adaptado, e ao chegar deparo-me com uma banheira e um banco rotativo. A deceção é total. Impossível tomar banho sem cadeira de rodas sanitária, a cama articulada também faz toda a diferença e poucos hotéis a têm. Neste caso fico muito contente por poder contar com a Azores for All. Assim, arrisco.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 407 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design