A urgência de Ginecologia-Obstetrícia do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), localizada na Unidade de Abrantes, retomou o seu funcionamento regular a partir as 09h00 de hoje, 30 de junho.
Durante o período de contingência, que foi acionado por 24 horas, desde as 09h00 de dia 29 de junho até às 09h00 de hoje, dia 30 de junho, por motivo de doença súbita de dois médicos obstetras, houve a registar quatro deslocações de utentes ao Serviço de Urgência de Ginecologia-Obstetrícia do CHMT.
As quatro utentes foram avaliadas pelo médico que garantiu o atendimento permanente do serviço de urgência do CHMT em Abrantes nas últimas 24 horas, e as situações em causa, cuja gravidade dispensou o transporte em ambulância inteiramente dedicado, foram reencaminhadas para o Hospital Distrital de Santarém, numa articulação e funcionamento em rede do Serviço Nacional de Saúde.
O CHMT informou em nota de imprensa que o plano de contingência foi estabelecido na primeira quinzena de junho e prevê um funcionamento em rede entre os Hospitais da região – o CHMT, Hospital Distrital de Santarém, Centro Hospitalar do Oeste e Hospital de Vila Franca de Xira.
O CHMT informa que mantêm estreita articulação com os hospitais da Região, a ARSLVT – Administração regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, e o CODU/INEM de forma a garantir o normal funcionamento das urgências das maternidades da Região, com toda a segurança para as utentes.