Os municípios de Alcanena e Torres Novas encontraram uma ponte de entendimento, através do projecto “Ouro Líquido”, de modo a valorizar o azeite produzido em ambos os concelhos, aproveitando as extensas áreas de olival em ambos os concelhos.
O projecto inclui a criação de uma marca que comercializará o produto a preços mais altos que os habituais, procurando não o mercado local mas os clientes com mais poder de compra podendo atingir preços entre os 10€ e os 20€ por litro. A parceira prevê a criação de um Complexo Sustentável Integrado de Instalações com o objectivo de partilhar infraestruturas, de promoção, angariação de investidores e custos, dando corpo à cooperação entre os municípios.
Esta era, recorde-se, uma das estratégias apresentadas por Rui Anastácio na sua candidatura às eleições autárquicas de 2021, que acabaria de vencer como candidato pelo movimento Cidadãos Por Alcanena. O objectivo passa por valorizar e solucionar um activo que parece esquecido no concelho alcanenense mas também nos municípios vizinhos.
O presidente da Câmara Municipal de Alcanena afirmou, em reunião de câmara, que “só assim é que nós conseguimos valorizar o azeite”. Torna-se importante sublinhar que 30% da área do concelho de Alcanena e cerca de 20% em Torres Novas é composta por olival. A ideia passa por extender o projecto a outros concelhos que são atravessados pela Serra de Aire e Candeeiros, nomeadamente Rio Maior e Porto de Mós.