Começou esta sexta-feira a XIV edição do Torneio Internacional de Iniciados, organizado pela Câmara Municipal de Abrantes, após um interregno de dois anos devido à pandemia da Covid-19.
Apesar do calor sentido ao final da tarde, tendo os bombeiros molhado o relvado sintético antes do jogo começar, as bancadas estavam muito bem compostas para o arranque do torneio no Campo de Futebol do Pego, no jogo que opôs a equipa do SL Benfica à Selecção Concelhia de Abrantes, composta por jogadores das quatro equipas do município que têm este escalão de formação: Tramagal SU, Sport Abrantes e Benfica, Dragões de Alferrarede e CP Pego. As águias golearam os abrantinos no jogo inaugural.
Felicidade pelo regresso
Luís Dias, vereador do desporto da Câmara Municipal de Abrantes, revelou “regozijo” pelo regresso do torneio: “É um momento único para estes jovens e honra o seu processo de formação”. A aposta no desporto “é uma prioridade” para a autarquia e Luís Dias fez questão de sublinhar que este é já um torneio de referência: “O campeonato nacional de sub-15 começa no próximo fim-de-semana, portanto esta é a última prova de fogo para os quatro primeiros classificados da última época”, referindo-se a Sporting CP (actual campeão nacional no escalão), SL Benfica, FC Porto e Vitória SC (Guimarães), aos quais se junta o Celta de Vigo, de Espanha, completando o lote de seis equipas a participar no torneio.
Reconhecendo que o Torneio Internacional de Abrantes tem hoje esse peso, a organização não abdica de integrar junto das melhores equipas nacionais a selecção concelhia, ainda que possa existir um desnível acentuado entre a valia das equipas: “Essa opção prende-se com vários factores. Em primeiro estamos a dar a estes jovens a oportunidade de representar Abrantes, é esse o símbolo que eles trazem ao peito; damos-lhes, também, a oportunidade de defrontar grandes clubes que, de outra forma, nunca lhes seria possível; e, por último, estas provas ajudam a formá-los enquanto pessoas”, acredita. “Por este torneio passaram jogadores que hoje são dos melhores do mundo”, recorda.
Para finalizar, Luís Dias sublinha que o torneio não se centra apenas na cidade de Abrantes, passando também por Pego, Tramagal ou Alferrarede, como “política de deslocalização e valorização do investimento municipal efectuado nas infraestruturas desportivas nestas freguesias”.
Caminho até à final
O treinador da selecção concelhia é Miguel Marques, funcionário do município, e o patrono do torneio é João Santos, actual seleccionador nacional de iniciados. Os jogos têm a duração de setenta minutos divididos por duas partes.
No grupo A estão a Selecção Concelhia de Abrantes, o SL Benfica e o FC Porto, e o grupo B é composto por Sporting CP, Vitória SC e Celta de Vigo. Entre 5 e 6 de Agosto disputa-se a fase de grupos e no domingo, 7 de Agosto, decorrerão os jogos que definirão a classificação final. Os últimos classificados de cada grupo disputarão o 5º e 6º lugar às 09.30h no campo Nº2 em Abrantes, ao mesmo tempo que os segundos classificados dos grupos jogam para o 3º e 4º lugar no campo Nº1 de Abrantes. A final será disputada entre os vencedores dos grupos às 11.15h no campo Nº1 de Abrantes.
O Torneio Internacional de Abrantes é homologado pela Federação Portuguesa de Futebol.