Depois do sucesso da última edição em 2019, por onde passaram mais de 5 mil pessoas em cada dia do evento, o Festival ao Alto irá regressar ao Jardim do Alto de Santo António, em Abrantes, nos dias 9 e 10 de setembro, com entradas gratuitas no Festival e campismo no ParqueTejo.
O município de Abrantes apresentou esta segunda-feira, 22 de agosto, em conferência de imprensa, o programa do Festival ao Alto que tem como cabeça de cartaz Bárbara Tinoco, que irá atuar dia 10 de setembro, mas que é também um evento que pretende promover os talentos abrantinos.
As escadarias do Alto de Santo António vão ser o palco principal do Festival ao Alto por onde vão passar os Kiss Kiss Bang Bang, a banda abrantina Coiote que vai apresentar pela primeira vez o seu álbum “Running Lights” e o primeiro espetáculo da dupla musical “BeatBros – Brains. &GomesZ” criada pelos abrantinos Francisco Semedo e João Gomes especialmente para o Festival.
Na edição deste ano, o Festival ao Alto tem um conjunto de novidades: o espaço “Altamente” com diversões variadas para todas as idades, com o touro mecânico, bungee run, gladiadores, Slackline e torre de piza, a par com espaços de street food da responsabilidade de empresas locais onde os copos são recicláveis, à semelhança do que aconteceu no Festival das Juventudes e nas Festas de Abrantes 2022.
Os Kiss Kiss Bang Bang, que participaram nas Festas de Abrantes 2022 como Cromos da Noite, vão assegurar osunset e o encerramento dos espetáculos na noite de 9 para 10 de setembro e no dia seguinte são os Lizard Crew a animar a festa no sunset e a encerrar a noite, entre as 00h e as 02h.
A Banda às Riscas fará a animação itinerante pelo Jardim ao longo do primeiro dia do Festival ao Alto.
A vertente cultural não foi esquecida e, em simultâneo com a abertura do Festival, no dia 9 de setembro, às 18h, será inaugurada a exposição “Mapa das Pessoas”, um projeto que se desenvolveu no âmbito do projeto intermunicipal “Caminhos Literários” e que estará patente no espaço relvado junto ao Miradouro de Santo António com vista para o centro histórico.
As entradas no Festival são gratuitas e o campismo também será gratuito no ParqueTejo, em Rossio ao Sul do Tejo, nas noites de 9 e 10 de setembro, mediante a marcação prévia através do telefone 241 105 324.
Para o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, “o Festival ao Alto pretende encerrar um ciclo de festividades de verão e o início de um novo ciclo, com o regresso às aulas e às novas rotinas”. “É um Festival para todas as gerações, para as famílias e é um evento que queremos que comece a marcar a agenda cultural do nosso território”, salientou Manuel Jorge Valamatos convidando toda a população a participar no Festival e a degustar as iguarias que irão estar presentes durante os dois dias neste espaço verde da cidade de Abrantes.
O Festival ao Alto representa um investimento de cerca de 30 mil euros.