As XIX Jornadas de História Local irão decorrer até dia 10 de Dezembro, sábado, em Abrantes, Mação e Sardoal, celebrando os vinte anos de Centro de Estudos de História Local de Abrantes (CEHLA) e EspalhaFitas, com organização da associação Palha de Abrantes e dos municípios abrangidos.
Esta sexta-feira, dia 9 de Dezembro, decorrerá a partir das 21.30h no Centro Cultural Gil Vicente em Sardoal a apresentação “Alfabetização da Memória” a partir de recolhas efectuadas em Abrantes, Constância e Sardoal. Logo de seguida poderá assistir a “Meio Homem Trabalho”, uma cine-performance com Tiago Pereira e Sílvio Rosado.
Para amanhã, último dia dos trabalhos, está marcada para as 10.00h na Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes, a apresentação “Arte, Cultura, Criatividade e Desenvolvimento Sócio-Cultural nas terras de baixa densidade populacional” com o contributo de José Ramos Pires Manso e Luiz Oosterbeek.
Às 11.00h decorrerá a exibição “Memórias do CEHLA e EspalhaFitas, o filme de animação “Harmos” e o documentário “Vontade de Fazer” em homenagem a José Pimenta, ambas produções da EspalhaFitas.
Às 12.30h decorrerá a sessão de lançamento do 40º número da Revista Zahara e, logo de seguida, terminarão as jornadas.