As escolas secundárias Solano de Abreu e Manuel Fernandes, em Abrantes, realizaram no dia 16 de Dezembro o já tradicional evento “Chuva de Talentos”. O jornal abarca fez-se representar na 4ª edição do espectáculo realizado na Escola Secundária Manuel Fernandes, através da participação do jornalista Ricardo Rodrigues, convidado como jurado do evento.
O espectáculo, apresentado em duas partes pelas duplas de alunos David Nunes e Joana Silva, e por Margarida Baptista e Raquel Vital, apresentou oito candidatos a concurso.
A dupla Margarida e Inês foi a primeira a subir ao palco para um espectáculo de dança ao som de “Dandelions” de Ruth B; seguiu-se o solo de Simão que presenteou o público com uma arrojada actuação de beatbox; “Os Coisa” surpreenderam ao apresentarem-se mascarados divertindo os presentes com um espectáculo de dança percorrendo várias músicas, desde Waka-Waka de Shakira a Jingle Bells; o jovem Vasco Felício encantou com uma dança muito personalizada ao som de “Bloody Mary” de Lady Gaga; o momento mais divertido da noite surgiu com a actuação de Ângelo Rodrigues que cantou e encantou com uma peculiar interpretação de “Coração Partido” de Tanya; após o intervalo Madalena (violoncelo), Joana (viola d’arco) e Mariana (violino) arrasaram interpretando as músicas “Thinking out loud” de Ed Sheeran, “Viva la Vida” de Coldplay e “When I was your man” de Bruno Mars; Matilde Vieira cantou a música “Reckless” de Madison Beer e, por fim, Sofia Mendes dançou ao som de “Golden Hour” de Jvke.
O júri – composto por José Bartolomeu (2º ciclo), Madalena Carvalho (3º ciclo), Rita Palácio (ensino secundário), Claudemiro Cadete (docente), Andreia Madrinha (pessoal não docente), Christiana Vila-Flor (Associação de Pais) e por Ricardo Rodrigues (Jornal Abarca) – apurou o trio Madalena, Joana e Mariana com a pontuação máxima (70 pontos), Vasco Felício com 67 pontos, Matilde Vieira com 66 pontos e Sofia Mendes com 65 pontos. O público salvou o grupo “Os Coisa”.
Maria Nascimento Silva, presidente da Associação de Estudantes, destacou que este foi “um grande marco para nós enquanto nova Associação de Estudantes, e um primeiro passo importante desta viagem que faremos durante o ano lectivo” revelando um grande orgulho “por termos continuado esta tradição tão importante na nossa escola” e com o sucesso da mesma. “O nosso objectivo de aproximar a comunidade escolar num evento cultural onde se revelem os talentos artísticos dos nossos colegas foi cumprido”, finalizou.
Susana Martins, da Associação de Pais e Encarregados de Educação, e a professora Sandra Xisto, em representação da direcção da escola, mostraram-se bastante felizes pelo sucesso do evento.
A Câmara Municipal de Abrantes fez-se representar por Celeste Simão, vereadora com os pelouros da educação, juventude e ambiente, que confessou ter tido “um final de tarde muito feliz”. Celeste Simão, que antes tinha sido jurada no evento da Escola Secundária Solano de Abreu, elogiou a “organização muito profissional” realizada pelos alunos garantindo que “os pais e os professores devem-se sentir-se muito orgulhosos dos seus filhos e alunos”.
Sublinhou também a presença na plateia de alunos da Escola Secundária Solano de Abreu encarando isso como um sinal de união entre os estudantes das duas escolas: “Os jovens por vezes dão-nos grandes lições”.
Para terminar destacou “o talento que existe nas nossas escolas, o talento que há em Abrantes” e endereçou “um abraço de parabéns aos nossos jovens”.
Os bilhetes para a “Chuva de Talentos” tinham o valor de 1,00€ e o lucro reverte na íntegra para a associação de solidariedade “Juventude Amiga”.